RELOGIO E PANICO

CHEFE CHEGANDO

Em construção

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Michelangelo e a criação de Adão

 Michelangelo e a criação de Adão


    Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (✰Caprese, 6 de março de 1475 — ✟Roma, 18 de fevereiro de 1564), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos em Florença e Roma, onde viveram seus grandes incentivadores, a família Medici de Florença, e vários papas romanos.
    Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos*  na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
    Quero falar aqui de uma obra sua em especial, 
Capela Sistina, que com a ajuda de  RafaelBernini e Sandro Botticelli, pintou afrescos* (*Afresco é uma técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida sobre a qual se aplica pigmentos puros diluídos somente em água. Dessa forma, as cores penetram no revestimento e, ao secarem, passam a integrar a superfície em que foram aplicadas), como a grande obra "A Criação De Adão" que só depois de 500 anos sua intenção foi descoberta por um médico que lá estava a observar.

    O dedo indicador de Adão, a mais famosa representação do afresco, não é de fato um trabalho de Michelangelo. Ele foi danificado durante reparos de um desabamento em meados do século XVI e foi repintado por um restaurador do Vaticano, resta saber se, os dedos originais se tocavam? Queriam dizer algo herege e foram modificados propositalmente? Nunca saberemos.
    É sabido que naquela época os que se opunham aos ensinamentos da igreja eram acusados de hereges e recebiam castigos, torturas e por fim a morte. Alguém aqui acredita que Michelangelo teria coragem de expor suas idéias assim as claras?


    Existem várias teorias sobre o significado da composição original de "A Criação de Adão", levantadas principalmente por causa do amplo conhecimento que Michelangelo possuía em Anatomia. Em 1990, um médico chamado Frank Lynn Meshberger, em artigo no Journal of the American Medical Association, afirma que a figura em que Deus está apoiado tem o formato anatômico de um cérebro, incluindo o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e o cerebelo. Também observou que o manto branco de Deus tem o formato de um útero, e que a echarpe verde que sai de seu ventre poderia ser um cordão umbilical.


Conclusão: "A Criação De Adão" recebeu esse nome por ser uma criação de Adão e não por ser quando Adão foi criado. Adão como representante da raça humana criou Deus em seu próprio cérebro.

Mário Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário